Para quem viu o "Coffee & Cigarettes" do Jim Jarmush, não é difícil compreender a minha relação com um e com outro.
Fui fumadora regular durante 8 anos, apesar de nunca ter tido pulmão para aguentar mais de um maço por dia. Sendo que este expoente, era sempre atingido em jantares bem regados e seguidos de uma noite de euforia.
Deixei de fumar em 2007 e nem me custou muito... Uma questão de economia, saúde, e inteligência. Convenhamos que a lei anti-tabaco, em muito ajudou! Não tenho paciência para ir para a rua ou estar num espaço confinado a fumar. Altera completamente a forma como me relaciono com o tabaco.
Nos tempos de ex-fumadora, que duraram quatro anos, o que mais sentia falta eram as conversas de café acompanhadas de um bom cigarro, tq Iggy Pop e Tom Waits. Sempre quis entrar nesse registo do cigarro social e, desde há dois anos que o faço. Fumo alguns cigarros em jantares, noites de folia ou quando a conversa a isso puxa.
Hoje, numa das minhas tentativas stressantes de efectuar as últimas compras de Natal, entrei no Maia Shopping e acabei por jantar por lá. Infelizmente, descobri que, bem situada na zona da restauração, há uma zona para fumadores. Nada que se pareça com um dos cubículos segregadores nos quais sou incapaz de entrar. Não fossem os extractores em cima e ninguém diria!
Acabei por comprar um Marlboro Gold, passo a publicidade, e fumar um cigarro com um café! Sozinha!
Conclusão: Estes locais deviam ser proibidos, de todo! E não estou contra os fumadores etc e tal. Muito pelo contrário, acho que flexibilidade, civismo e respeito por todas as partes são necessários, mas nos shoppings e afins, seria de evitar. Reservem espaços para fumadores em zonas de cafés, restaurantes, bares e discotecas.
SS agradece, e promete não voltar a cometer esta mesma palermice. A falta de ideias para comprar prendas importantes é que resultou nisto!
Dois ou três cigarros por dia não fazem mal...há outras coisas do dia a dia que também são nocivas para a saúde!
ResponderExcluirFeliz Natal!
Sem dúvida, haja flexibilidade de mentalidade:)
ExcluirEu também já fumei e já deixei de fumar, não condeno depende muito do ambiente e do trabalho da pessoa.
ResponderExcluirO que me revolta é não haver respeito dos fumadores pelas pessoas que não fumam e não gostam de fumar.
beijinhos e um feliz Natal.
Obrigada uma vez mais pelo teu ponto de vista. É bom ver que há ex-fumadores assim. A maior parte dos ex-fumadores que conheço ficam completamente contra o tabaco, nem o podem ver. Talvez porque a sua relação com o mesmo foi sempre excessiva e pouco equilibrada...
Excluir